Boletim Gestal #60

N.060 02/04/2008    
   


EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
   EM SANEAMENTO BÁSICO

COFIBAM LTDA.
O LADO OCULTO DAS NOVAS
   TECNOLOGIAS

BANCOS DE CAPACITORES

Dois links interessantes para quem quiser saber mais notícias sobre energia elétrica:
Canal Energia
Energy News

Bem vindos ao nosso BOLETIM INFORMATIVO o qual tem por finalidade divulgar aos nossos clientes e ao mercado em geral notícias sobre a GESTAL e sobre o segmento de energia elétrica.

Como vocês já perceberam nossos boletins sempre possuem uma informação verdadeiramente exclusiva que nos diferencia de nossa concorrência além de apresentar novas tecnologias desenvolvidas com o intuito de economizar tempo e dinheiro dos consumidores finais, mantendo a mesma robustez e confiabilidade de sempre.

Boa leitura !

 


BANCOS DE CAPACITORES

Multas por falta ou excesso de capacitores?

A GESTAL também comercializa paineís completos para correção do fator de potência para qualquer tipo ou porte de instalação trifásica. Os painéis, compactos ou modulares, poderão contemplar a compensação fixa ou automática através de nossos controladores SMART BOX ou mesmo de reguladores apenas para esta finalidade. Os capacitores trifásicos variam de 2,5KVAr até 60KVAr para tensões entre 220VCA/60Hz até 440VCA/60Hz.

Além dos capacitores e acessórios básicos nossos painéis poderão ser fornecidos com os filtros necessários evitando distorções ou mal funcionamento do sistema.

A vantagem ao usar o SMART BOX é a leitura direta da concessionária sem necessidade de TC´s ou TP´s, mantendo ainda o sincronismo com a mesma para os períodos capacitivos e indutivos, além dos relatórios, gráficos e análises através do software SMART32 ou do serviço SMART WEB.

Simples e econômico.
Consulte-nos !

 

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SANEAMENTO BÁSICO

O que podemos fazer para economizar energia e despesas na área de saneamento básico de forma inteligente?

Saneamento básico, seja ele estadual ou municipal possui três alvos de aplicação bem distintos para economia de recursos:

  1. Supervisão das redes de distribuição (controle de perdas)

  2. Otimização operacional das ETAs/ETEs

  3. Gestão centralizada das estações.

Em todos podemos promover a racionalização do uso dos seus insumos (energéticos ou não) e a redução substancial nos custos operacionais, porém neste texto vamos focalizar os dois últimos.

Importante é lembrar que nem todos os alvos acima deverão necessariamente ser trabalhados de forma simultânea e nem necessariamente nesta ordem. Além disso é necessário um plano diretor de automação ou de eficiência energética contendo as principais estratégias a serem seguidas visando a companhia de saneamento como um todo.

Implementar medidas que reduzam imediatamente a conta de energia de cada ETA/ETE é perfeitamente factível.

As empresas brasileiras estão muito mais conscientes da existência de novas soluções (comprovadas na prática) que podem ser implementadas de forma suave e com baixo investimento, e passaram a implementá-las em diversos segmentos econômicos.

Situada no município de Carapicuíba, São Paulo, a COFIBAM Indústria e Comércio de Fios e Cabos Ltda, empresa 100% brasileira, desde o início de suas atividades, elegeu para sua linha de fabricação um conjunto de produtos altamente especializados: condutores para temperaturas de -70º C a +1000º C isolados em borracha vulcanizadas e fibras, com as quais lidera o segmento correspondente.

Esta liderança foi conseguida em função do mais absoluto Respeito à Qualidade e Prestação de Serviços.

Trata-se de um esforço concentrado, no qual se empenham administração, gerência e funcionários, num objetivo comum de bem servir o cliente.

Empresa líder no segmento de condutores elétricos não poderia de deixar de se preocupar com um insumo extremamente importante: a energia elétrica. Buscando uma melhor eficiência na utilização de energia elétrica a COFIBAM, conta com a tecnologia do sistema GESTAL para seu controle e gerenciamento de energia elétrica.

O sistema instalado contempla um controlador da linha Smart Gate C, com 08 saídas digitais disponíveis para controle, sendo possível sua expansão para controle de até 64 cargas e 7 medições setoriais, o que mostra uma forte característica da marca GESTAL: a flexibilidade dos seus produtos. O controle de cargas é feito de maneira inteligente, sem chaveamento desnecessários das cargas e sem atrapalhar a produção.

A visualização das informações se dá através do software Smart32, um moderno e completo software de gerenciamento e supervisão de energia elétrica.

O Smart32 possibilita a visualização de grandezas elétricas como Demanda, Consumo e Fator de Potência, além da geração de relatórios periódicos diários, mensais e anuais.

Esse é mais um exemplo de uma aplicação simples, eficiente e confiável, um diferencial dos nossos sistemas perante a concorrência.

Pense nisso antes de comprar seu controlador de demanda!

 

O LADO OCULTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS

Para que as organizações possam sobreviver e adquirir competitividade no próximo milênio é necessário introduzir a cultura da simplicidade nas suas atividades. A simplicidade sempre ajuda as pessoas a trabalhar de modo mais inteligente, proporcionando maior agilidade e flexibilidade através da simplificação dos processos.

Precisamos voltar à nossa atenção às coisas simples, pois as melhores soluções sempre são as mais simples. Mas, para se tornar uma organização com simplicidade, é preciso que os seus indivíduos pensem e ajam simples.

E para atingir este objetivo é necessário que eles adotem a simplicidade em suas vidas. Este é um convite a ter competitividade através da simplicidade.

Leiam o livro: O Poder da Simplicidade de Jack Trout, Editora Makron Books.

Em sequencia à nossa  recente pesquisa realizada junto a alguns usuários de sistemas de monitoração de energia elétrica via Internet:

1.Consumidores Livres :

Como é sabido nem todos os consumidores livres podem atuar diretamente no atual mercado atacadista de energia elétrica tendo que contratar os serviços de um comercializador o qual buscará  a melhor opção para cada cliente interessado; como se fosse um corretor da Bolsa de Valores.

A tarefa de simular tarifas,  negociar no mercado livre e apresentar preços mais atraentes de kWh é tarefa deste comercializador e não deste consumidor, o qual procurará manter o foco em seu core business; portanto algumas ferramentas presentes em sistemas via Internet são desnecessárias a este tipo de consumidor livre uma vez que este acompanhamento já estará sendo feito pelo próprio comercializador de energia, incluindo a análise de viabilidade inicial sobre ser ou não ser um consumidor livre.

Consulte um comercializador através do site:

http://www.abraceel.com.br/

2.Monitoração 24 horas :

Para empresas de consultoria que prestam serviços de eficiência energética e necessitam acompanhar e verificar os resultados das ações sobre as unidades de seus clientes, não há necessidade de monitoração 24 horas, pois não se trata de uma atividade operacional e sim de um gerenciamento; logo para estas empresas basta uma solução simples baseada num concentrador como o nosso SMART GATE M para coletar e analisar os dados energéticos periodicamente, sem taxas nem mensalidades, e o que é melhor: ele é portável !

Simples e Inteligente !

Para ser removido de futuros correios simplesmente responda indicando no assunto: REMOVER.
Todos os direitos reservados. Copyright 2004 © GESTAL


Receba nosso Boletim



Seguir


Salve em favoritos