Boletim Gestal #58

N.058 07/11/2007    
   

 



GRUPO PÃO DE AÇÚCAR
DRIVER PARA SIEMENS
MERCADO LIVRE
II FEQUIMATEL

Dois links interessantes para quem quiser saber mais notícias sobre energia elétrica:
Canal Energia
Energy News

Bem vindos ao nosso BOLETIM INFORMATIVO o qual tem por finalidade divulgar aos nossos clientes e ao mercado em geral notícias sobre a GESTAL e sobre o segmento de energia elétrica.

Como vocês já perceberam nossos boletins sempre possuem uma informação verdadeiramente exclusiva que nos diferencia de nossa concorrência além de apresentar novas tecnologias desenvolvidas com o intuito de economizar tempo e dinheiro dos consumidores finais, mantendo a mesma robustez e confiabilidade de sempre.

Nesta sétima edição do ano vamos falar sobre o novo driver para medidor Siemens, sobre nosso cliente GRUPO PÃO DE AÇÚCAR, sobre o evento FEQUIMATEL em Natal e sobre as últimas notícias do Mercado Livre de Energia Elétrica.

Boa leitura !

 


DRIVER PARA SIEMENS



Agora temos mais um driver para medidor de energia elétrica. Trata-se do modelo MID096, um Multimedidor 96x96mm, com display em Led e comunicação ModBus RTU.

O multimedidor MID 96 é um equipamento indicado para a medicão de variáveis elétricas em sistemas balançeados e desbalançeados de 3 ou 4 fases, ou em sistemas monofásicos, graças a sua facilidade de instalação e alternativas de configuração, mas, sobretudo, pela sua multiplicidade de medições que realiza.

Como as dimensões de seu frontal são iguais a dos medidores analógicos de corrente e voltagem (96 x 96 mm.), o MID 96 se instala facilmente na porta dos painéis de media e baixa tensão. Além disso pode ser conectado diretamente a qualquer sistema de potência com máximo de 500V, ou a sistemas de media tensão através de um transformador de potência.

O multimedidor MID 96 pode ser configurado através de tecladofrontal ou via software pela porta serial RS485.

A tensão de alimentação do MID 96 pode estar no intervalo de 85-265Vac, 90-300 Vdc, lembrando que deverão ser usados transformadores de corrente com saída de 1 à 5A.

O display do MID 96, com indicação númerica de 3 dígitos, permite a visualização dos seguintes parâmetros:

  • Corrente Trifásica e de Fases
  • Tensão Trifásica e de Fases
  • Potência ativa e reativa (por fase e total)
  • Fator de potência (por fase e total)
  • Demanda de potência (ativa)
  • Frequência

Além disso, através da comunicação via MODBUS RTU com nossos gerenciadores é possível transmitir os seguintes parâmetros adicionais:

  • Potência aparente (por fase) / energia reativa fornecida
  • Energia rectiva (consumida e fornecida)
  • Demanda de corrente (por fase)
    Demanda de potência (reativa e aparente)
  • Ângulo de defasagem (por fase e total)

Contate-nos para maiores informações !

Simples e Inteligente !

 

MERCADO LIVRE

Ainda não existe motivo para pânico, mas há um novo e preocupante cenário no mercado de energia elétrica que explica a redução no fornecimento de gás natural às distribuidoras pela Petrobras. Embora os reservatórios das hidrelétricas estejam em nível satisfatório, as autoridades do setor acreditam que a situação pode piorar se as chuvas continuarem fracas. Em outubro, as precipitações ficaram em apenas 56% da média histórica nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, 57% no Nordeste e 64% no Sul. Um sinal claro da preocupação com os reservatórios é o preço da energia no mercado livre, que chegou a R$ 237 por megawatt-hora (MWh), o valor mais alto desde o fim do racionamento, em 2002. Há um ano, estava em R$ 82/MWh. Se o volume de chuvas se aproximar dos níveis históricos, a tendência é que os preços recuem.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) considera indispensável que a Petrobras mantenha o compromisso de fornecer gás para 2,2 mil MW médios de energia térmica em 2007, aumentando progressivamente essa oferta até 6,6 mil MW médios em 2011. O uso preventivo das térmicas poupa água dos reservatórios e evita surpresas desagradáveis em 2008. Segundo o diretor-geral da Aneel, Jerson Kelman, "não se deve cair na tentação de usar a poupança hidrelétrica" disponível hoje nos reservatórios. "As térmicas são acionadas muito antes que os reservatórios vazios exijam", explicou.

O Valor Econômico apurou que a Aneel e o Ministério das Minas e Energia defendem que o corte do gás para repasse às usinas térmicas, se necessário, atinja prioritariamente o insumo destinado à frota de veículos. A medida é impopular e foi adotada terça-feira, no Rio, quando o fornecimento a 89 postos foi cortado. Tanto no Rio quanto em São Paulo, a Petrobras pediu às distribuidoras de gás que limitassem seu consumo ao estabelecido em contrato, o que, na prática, representou um corte de 17% a 20% no fornecimento. Por meio de liminar, obtida pelo Estado do Rio, o Tribunal de Justiça determinou ontem que a Petrobras retomasse integralmente o fornecimento, decisão que foi acatada pela estatal.

"O Sucesso do Gerenciamento de Energia."

Apoiando-se em um dos seus pilares, o "Domínio da Tecnologia", o GRUPO PÃO-DE-AÇÚCAR mantém contrato com a GESTAL desde 2005 para monitoração via internet do consumo de energia elétrica de suas lojas. O contrato abrange todas lojas com bandeira Pão-de-Açúcar do país incluindo ex-unidades do SÉ Supermercados no estado de São Paulo e SENDAS no estado do Rio de Janeiro.

Sendo a solução ideal para o acompanhamento e gerenciamento centralizado dos insumos energéticos das lojas, o sistema SMART WEB é de tecnologia 100% da GESTAL (desde a gateway até o software aplicativo do servidor de dados) e com isso o Pão-de-Açúcar conta com a vantagem da agilidade e baixo custo na sua atualização bem como na criação de ferramentas sob encomenda.

Outro fator importante é a medição precisa, o que permite um fechamento idêntico às medições das concessionárias; além do envio de e-mails sobre qualquer tipo de alarme ou anormalidade, ranking energético, dentre outras vantagens do serviço SMART WEB.

A escolha é sua !

 

Gostaríamos de comunicar que estaremos, em parceria com a empresa RS Engenharia Elétrica de PE, com um stand na II FEQUIMATEL – Feira de Equipamentos e Materiais para a Indústria Hoteleira promovida pela ABIH do RN.

A Feira ocorrerá entre os dias 23 a 25/11/2007 no Shopping Midway Mall em Natal . Veja maiores detalhes no site www.rseng.com.br ou em www.abihrn.com.br/fequimatel

Neste stand apresentaremos diversas soluções inteligentes para redução de custos com Energia Elétrica, contemplando serviços de consultoria para eficiência energética, uso de fontes alternativas de energia elétrica, casos de sucesso no segmento de Hotelaria e soluções para uso de geração própria a diesel ou gás natural.

Além disso faremos demonstrações de sistemas bem como estudos prévios de faturas de energia elétrica no próprio stand.

Contamos com a presença de todos que puderem ir à este evento.

Para ser removido de futuros correios simplesmente responda indicando no assunto: REMOVER.
Todos os direitos reservados. Copyright 2004 © GESTAL


Receba nosso Boletim



Seguir


Salve em favoritos