Atlas Copco

Atlas_Copco.jpeg

Presente em mais de 180 países e com filiais no Brasil há 65 anos, a Atlas Copco hoje tem a eficiência energética como uma de suas bandeiras. A fábrica em Barueri, que produz, entre outras coisas, compressores industriais e equipamentos de tratamento de gás e de ar, possui a certificação ISO 50001: 2011, uma das mais importantes no mundo sobre gestão de energia.

Voltado ao uso racional e eficiente dos recursos de energia elétrica e diesel (reduzindo a emissão de CO2), além da redução no consumo de água e geração de resíduos, a Atlas Copco firmou parceria com a Gestal na implantação do sistema de gestão. Foram instalados dezenas de medidores de energia, gás, água e óleo na planta de Tamboré. Os equipamentos fazem a leitura em tempo real do consumo de cada setor e informam os resultados simultaneamente ao software de supervisão SMART 32 e a plataforma via internet SMART ENERGY, que auxilia na determinação dos horários mais eficientes para o uso de energia.

A Atlas Copco tem como meta o contínuo aprimoramento da sua matriz energética e conscientização dos seus colaboradores, avisando sobre meios de economizar energia em todos os setores, desde uma sala de reunião até o funcionamento de um equipamento.