Boletim Gestal #82

N.082 10/2013    
   

 

Grandes indústrias: custo da energia trava investimentos
 

MOBILE ENERGIA LTDA

Controle de demanda por períodos horários

Relatório do Smart32 sob encomenda

Dois links interessantes para quem quiser saber mais notícias sobre energia elétrica:

Canal Energia
Energia Online

 

Bem vindos ao nosso BOLETIM INFORMATIVO o qual tem por finalidade divulgar aos nossos clientes e ao mercado em geral notícias sobre a GESTAL e sobre o segmento de energia elétrica.

Como vocês já perceberam nossos boletins sempre possuem uma informação  verdadeiramente exclusiva que nos diferencia de nossa concorrência além de apresentar novas tecnologias desenvolvidas com o intuito de economizar tempo e dinheiro dos consumidores finais, mantendo a mesma robustez e confiabilidade de sempre.

Boa leitura !

 


 

MOBILE ENERGIA LTDA

Na região do NE a GESTAL conta com a representação da Mobile Energia  substituindo a empresa RS Engenharia que durante vários anos atuou nesta condição de maneira exemplar.

Áreas de atuação:

§  Automação Industrial e Predial.

§  Consultoria em Eficiência Energética e Qualidade de Energia Elétrica.

§  Vendas, Implantação e Assistência Técnica para Sistemas de Gerenciamento de Energia Elétrica.

§  Projetos elétricos e consultoria em projetos elétricos para Data Centers.

§  Projeto de Subestações.

§  Projetos de Geração Diesel ou a Gás Natural.

§  Automação e projetos especiais para Usinas de Geração Diesel e a Gás

§  Assistência Técnica Multimarcas para Grupos Geradores.

Contato:  (81) 3493-1802,

(11) 96460-1048 e (11) 4191-3377

*  cicero.neto@energia1.com.br

 

Suporte com abrangência nacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

Grandes indústrias: custo da energia trava investimentos
 

As grandes indústrias no Brasil, principalmente as eletrointensivas, passam por um momento delicado no país. Esperançosas de que a redução nas tarifas de energia anunciada pela presidente Dilma Rousseff fosse trazer um alívio nos custos de produção, a queda no preço da energia, quando sentida, não foi suficiente para devolver a competitividade desejada e muito menos destravar investimentos.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais e de Consumidores Livres mostrou que o corte médio de suas associadas foi de apenas 7,5% no período entre setembro de 2012 e julho deste ano, muito distante da perspectiva de redução de quase 30%.

O custo da energia, na média dos segmentos, segundo a Abrace, chega a quase 50% no caso dos fabricantes de gases industriais e 37% para os produtores de ferro-ligas. Nos setores de alumínio e cloro e soda, para os quais a energia chega a responder por, respectivamente, 36,1% e 27,8% dos custos de produção, a redução proporcionada pela Lei 12.783/2013 foi de, respectivamente, 5,62% e 6,16%. Já as empresas do setor de cimento, para as quais o custo de energia tem peso de 25,5% nos custos médios, tiveram corte de 7,31%.

Fonte: Canal Energia    

 

Isto ressalta ainda mais a importância no controle dos gastos com energia elétrica.

 

Relatório do Smart32 sob encomenda

O software supervisório Smart32 foi criado de forma a permitir também a implementação de relatórios especiais sob encomenda, ou seja, de acordo com as necessidades específicas do usuário.

Um exemplo recente foi o desenvolvimento de um relatório único contendo todos os registros de uma ou mais medições de Energia Elétrica e/ou Utilidades selecionadas, com a finalidade de fazer uma integração com o Software Corporativo do cliente.
 

Para maiores detalhes consulte nossa Engenharia de Aplicação.


 

 
 

Controle de demanda por períodos horários

Algumas aplicações podem requerer o controle de demanda em função de horários do dia (e não somente por ponta e fora de ponta). A solução com o SMART GATE C ou o SMART SERVER é possível de duas maneiras:

opção 1) Através da configuração de demanda suplementar.

A demanda suplementar é o acréscimo ou decréscimo de valores de demanda em relação ao contrato em um período com data e hora de inicio e fim. Ela deve ser configurada por medição de energia, onde são definidos data/hora inicial e final além do valor em Kw e as tarifas associadas ao período (demanda e consumo). É permitida a configuração de até 10 períodos.

opção 2) Através da configuração de lógicas combinacionais (recurso exclusivo GESTAL):

Através da associação de controles horários com controles de demanda podem ser estabelecidas lógicas de chaveamento para determinadas ações internas e/ou externas ao gerenciador.

Simples e inteligente!

 

Para ser removido de futuros correios simplesmente responda indicando no assunto: REMOVER.
Todos os direitos reservados. Copyright 2004 © GESTAL


Receba nosso Boletim



Seguir


Salve em favoritos