Boletim Gestal #80

N.080 24/04/2013    
   

 

Novo recurso na gestão remota de energia via Smart Web

• OHMS Soluções Elétricas

Desconto na conta de luz e a questão da eficiência energética em indústrias brasileiras

• Gestão da Qualidade de Energia Elétrica

Dois links interessantes para quem quiser saber mais notícias sobre energia elétrica:

Canal Energia
Energia Online

 

Bem vindos ao nosso BOLETIM INFORMATIVO o qual tem por finalidade divulgar aos nossos clientes e ao mercado em geral notícias sobre a GESTAL e sobre o segmento de energia elétrica.

Como vocês já perceberam nossos boletins sempre possuem uma informação  verdadeiramente exclusiva que nos diferencia de nossa concorrência além de apresentar novas tecnologias desenvolvidas com o intuito de economizar tempo e dinheiro dos consumidores finais, mantendo a mesma robustez e confiabilidade de sempre.

Boa leitura !

 


 

OHMS SOLUÇÕES ELÉTRICAS

 

A OHMS Soluções Elétricas atua nas áreas de gerenciamento de energia elétrica e instalações elétricas e tem como missão oferecer soluções com confiabilidade, aplicando todas as normas técnicas e regulamentadoras em vigor e boas práticas relacionadas. Além disso compromete-se com o desenvolvimento sustentável e superação das expectativas dos clientes.

No começo deste ano a OHMS passou a representar a GESTAL no estado da Bahia , creditada a realizar todo processo de implementação dos produtos (equipamentos e softwares), desde a identificação de oportunidades, especificação das aplicações e serviços até o comissionamento e pós-venda dos mesmos.

 

Simples e inteligente!

 

Novo recurso na gestão remota de energia via Smart Web

O número de SmartPhones e Tablets tem crescido bastante nos últimos meses e seu uso para as mais diversas aplicações se tornou corriqueiro.

Segundo matéria do IDGNow/Uol, o tablet é o dispositivo que apresenta maiores taxas de crescimento no mercado brasileiro. Durante o ano de 2012 foram vendidos 3,1 milhões de unidades, ou seja, 171% mais do que em 2011.

Dos 3,1 milhões de dispositivos vendidos em 2012, 88% foram para usuários domésticos e 12% para o mercado corporativo. Na comparação com 2011, o segmento doméstico cresceu 159% e o corporativo 303%.

Atualmente os principais sistemas operacionais utilizados são o Android (Google) e o iOS (Apple).

O Smart Web pode ser acessado a partir de SmartPhones ou Tablets via browser nativo (desde que habilitado o uso de cookies) já que utiliza somente ASP nas páginas.

Como o Smart Web foi desenhado para o Internet Explorer, seu uso em outros browsers pode não se apresentar da mesma forma, mas não compromete seu funcionamento.

 

 

 

Gestão da Qualidade de Energia Elétrica

O assunto Qualidade de Energia Elétrica (QEE) tem sido, até então, um tabu para a maioria dos consumidores horo sazonais devido principalmente a três dificuldades relacionadas abaixo:

 Dificuldade de monitoração e registro da tensão devido ao custo elevado da maioria de medidores que contemplam oscilografia e memória de massa.

 Dificuldade em se situar devido à falta de um padrão normatizado semelhante àquele que existe para as variáveis de faturamento (consumo, demanda e fator de potência).

 Despreparo técnico para tomadas de decisões operacionais.

Talvez seja por estas razões que projetos de eficiência energética raramente contemplam aspectos de QEE, mesmo os mais complexos, apesar que evidentemente as variações da tensão , incluindo harmônicos, prejudicam as metas estabelecidas em tais planos a ponto de não se conseguir fazer o mesmo trabalho com menos energia.

Foi pensando nisso que a GESTAL desenvolveu um novo módulo para o supervisório SMART32 integrado ao medidor de qualidade de energia, de baixo custo, Multk NG que atende aos requisitos do PRODIST- Módulo 8 da ANEEL.

Esta ferramenta permite, dentre outras informações:

 Supervisão de Grandezas Elétricas
 Supervisão de Harmônicas até 40º ordem
 Supervisão de VTCD’s Variações Transitórias de Curta Duração -afundamento, elevação e interrupção de tensão com duração de 0,5 ciclo a alguns minutos.
 Supervisão DRP/DRC: Duração Relativa da Transgressão de Tensão Precária e Crítica- Indicador individual referente à duração relativa das leituras de tensão, nas faixas de tensão críticas, no período de observação definido, expresso em percentual.
 

Consulte nosso departamento de vendas

 

 


 

 
 

Desconto na conta de luz e a questão da eficiência energética em indústrias brasileiras
 

A edição da Revista Exame de fevereiro deste ano trouxe em suas páginas uma reportagem sobre a redução na conta de luz, que poderá ficar de 18% a 32% para os brasileiros, anunciada pela presidente Dilma. Segundo o texto, “a medida é bem-vinda, sem dúvida, mas ainda insuficiente para equiparar a tarifa brasileira aos padrões internacionais.

Ainda segundo a publicação, “as indústrias passaram a fabricar bens de consumo que gastam menos energia, mas elas próprias costumam enxergar o investimento em eficiência energética como um custo, e não como algo capaz de gerar resultados".

Em um gráfico, a Revista Exame elenca três setores que mais consomem energia, destacando que as indústrias de cimento estão entre as mais eficientes , com gasto de energia em tonelada equivalente de petróleo para obter 1 tonelada do produto.

A matéria conclui que “a redução de tarifa de energia elétrica ajudará as indústrias brasileiras a diminuir seu custo de produção, mas não é suficiente para torná-las competitivas nessa área. Para avançar mais, as empresas precisam investir em eficiência energética”.

 
Para ser removido de futuros correios simplesmente responda indicando no assunto: REMOVER.
Todos os direitos reservados. Copyright 2004 © GESTAL


Receba nosso Boletim



Seguir


Salve em favoritos