Boletim Gestal #73

N.073 22/07/2010    
   




• MAHLE Metal Leve S.A.
• Easy Energy Soluções em Energia
  e Consultoria Ltda.
• Módulo SM_CODI
• Mitos da Eficiência Energética.

Dois links interessantes para quem quiser saber mais notícias sobre energia elétrica:
Canal Energia
Energia Online

Bem vindos ao nosso BOLETIM INFORMATIVO o qual tem por finalidade divulgar aos nossos clientes e ao mercado em geral notícias sobre a GESTAL e sobre o segmento de energia elétrica.

Como vocês já perceberam nossos boletins sempre possuem uma informação  verdadeiramente exclusiva que nos diferencia de nossa concorrência além de apresentar novas tecnologias desenvolvidas com o intuito de economizar tempo e dinheiro dos consumidores finais, mantendo a mesma robustez e confiabilidade de sempre.

Boa leitura !

 


Desde 1950 no Brasil, a MAHLE transformou-se em um modelo empresarial que conseguiu se destacar em um mercado altamente competitivo, concentrando esforços em tecnologia da qualidade e na formação de recursos humanos; e desde 2003 a GESTAL foi eleita fornecedora de controladores de demanda para 4 das 6 fábricas instaladas no Brasil.

A unidade de Mogi Guaçú contempla 2 controladores Smart Gate C para controle do fator de potência da subestação de 138KV. Além disso 72 entradas de estado são monitoradas indicando o status de vários equipamentos. A supervisão via Smart 32 é feita através de sinal de rádio.

No setor PL2 é realizado o controle de demanda automático das cargas e também o controle do fator de potência. Aqui as medições setoriais proporcionam o cálculo do consumo específico de cada ponto de medição. No setor de fundição, há um display onde é possível monitorar o valor de demanda projetada da concessionária de energia. No setor PL1 existem dois controladores Smart Server.

Com o Software Smart32, as leituras das informações ficaram mais otimizadas e simplificadas por serem em tempo real e integral, permitindo possíveis ajustes de imediato com total segurança e possibilidade de expansão de acordo com a necessidade.

Clientes como a MAHLE comprovam a flexibilidade dos sistemas GESTAL, focada na melhoria contínua das ferramentas disponíveis para cada aplicação.

A escolha é sua !

 
Empresa sediada em Brasília-DF, a Easy Energy Soluções em Energia e Consultoria Ltda. tem por objetivo oferecer soluções completas na área de Engenharia para soluções voltadas a redução de custos com energia elétrica, disponibilidade de sistemas elétricos, Projetos Eletromecânicos em Instalações Prediais, Comerciais e Industriais. Além da prestação de consultoria e prestação de serviços em regime Turn-Key em sistemas elétricos de Alta, Média, Baixa Tensão e Automação.

Os pilares da Easy Energy contemplam:

  • Domínio das técnicas de gerenciamento de energia elétrica.
  • Análise e solução de problemas complexos.
  • Capacidade de combinar suas competências com as de parceiros líderes em seus segmentos de atuação.
  • Uma equipe altamente habilitada. constituída de Mestres e Doutores em Energia e Automação.
  • Elevada experiência no desenvolvimento de projetos, manutenção, estudos e soluções.

Capacitando-a para atuar no pré e pós venda sobre os produtos da GESTAL no estado de Goiás e DF.

Endereço Comercial:
SCS Quadra 02, Bloco C, Lote 99, Edifício São Paulo – Salas 106 e 107 – CEP: 70.341-900 – Brasília/DF.

E-mails para Contato: carlosmagno@easynergy.com.br, engenharia@easyenergy.com.br

WebSite:
www.easyenergy.com.br

PABX/FAX: (61) 3327-3440

O módulo SM-CODI é uma interface da GESTAL utilizada em nossos produtos possuindo quatro diferentes funções:

1.Função Mixer: utilizada quando se deseja ter uma medição resultante da somatória de duas à seis medições físicas provenientes de medidores da concessionária, indicado para clientes que possuem mais de uma linha de entrada.

2. Função DinVirtual: utilizada para realizar a interface do sinal da concessionária com o controlador Smart Server, possibilitando o recebimento de até seis medições da concessionária.

Nas duas funções acima os sinais de medição podem ser transmitidos para nossos gerenciadores através da ethernet.

3. Função Simulador CODI: função que permite a simulação do sinal emitido pelo medidor da concessionária, indicado para consultores munidos de hardware e software para demonstração do sistema.

e finalmente

4. Função CODI_110_9k6bps: utilizada para converter o sinal CODI em 9k6bps 8N-1, para, por exemplo transmissão do sinal da concessionária através de rádio, quando este não consegue receber uma informação em 110bps, mas sim em 9k6bps.

Simples e Inteligente !

 

Mitos da Eficiência Energética

Toda ação voltada à Eficiência Energética deveria elegantemente passar por um estudo de engenharia antes de partir para uma eventual substituição por equipamentos mais eficientes.

Isso porque existem muitas (mas muitas mesmo) oportunidades de eficientizar processos dos mais variados tipos através de um novo pensar, de uma reengenharia propriamente dita tanto da parte estrutural quanto da processual.

Por exemplo o mera aderência às recomendações dos fabricantes de equipamentos eletro mecânicos já ajudaria em muito na redução das perdas energéticas e consequentemente no aumento da Eficiência Energética.

Isso sem falar no modus operandi dos mesmos, ou seja, na operação dos equipamentos, incluindo a manutenção, tão injustamente negligenciada e muitas vezes considerada o patinho feio de muitas empresas.

Ora, se fôssemos montar um indústria hoje, seja qual fosse o segmento, iríamos buscar a eficiência desde o começo, desde a concepção do processo, das instalações industriais, da logística de transporte de materiais, da operação dos equipamentos, etc, evitando o mínimo de manutenção possível, claro, pois, sem medo de ser exagerado, 95% das atividades de manutenção requerem algum tipo de parada de produção.

Resumindo, mesmo que não se trate de uma nova planta, é possível ser eficiente mantendo os equipamentos existentes, ao menos até o momento que se justifique a substituição.


Para ser removido de futuros correios simplesmente responda indicando no assunto: REMOVER.
Todos os direitos reservados. Copyright 2004 © GESTAL


Receba nosso Boletim



Seguir


Salve em favoritos