Boletim Gestal #65

N.065 06/05/2009    
   


 



• ADAMI S/A
• ENERGIA ELÉTRICA x TEMPERATURA
• PAC 4200
• REAJUSTES TARIFÁRIOS

Dois links interessantes para quem quiser saber mais notícias sobre energia elétrica:
Canal Energia
Energia Online

Bem vindos ao nosso BOLETIM INFORMATIVO o qual tem por finalidade divulgar aos nossos clientes e ao mercado em geral notícias sobre a GESTAL e sobre o segmento de energia elétrica.

Como vocês já perceberam nossos boletins sempre possuem uma informação verdadeiramente exclusiva que nos diferencia de nossa concorrência além de apresentar novas tecnologias desenvolvidas com o intuito de economizar tempo e dinheiro dos consumidores finais, mantendo a mesma robustez e confiabilidade de sempre.

Boa leitura !

 


ADAMI S/A

A ADAMI S/A é um conglomerado de empresas localizadas em Santa Catarina, que iniciou as suas atividades em 1942 produzindo caixas de madeira. Atualmente, fornece papel e papelão ondulado para embalagens, madeiras de Pinus serradas brutas e beneficiadas. Conta com outras atividades, compreendendo indústria madeireira, reflorestamento e celulose químico-mecânica.

Engajada nas questões ambientais, a ADAMI busca soluções que minimizem o impacto de suas atividades sobre o meio ambiente. Com isso, tem iniciativas de reposição florestal, conservação e tratamento de água, coleta seletiva de lixo e reaproveitamento de materiais recicláveis em seu processo industrial.

Para mensurar os seus gastos com a energia elétrica, possui o gerenciador SMART GATE C, que realiza o gerenciamento local e remoto via rede corporativa. Isso possibilita centralizar as informações de suas unidades em um ou mais centros de custos. Através do conversor fibra óptica SM-OPTIC, obtém uma comunicação sem ruídos entre as unidades relacionadas para o gerenciamento e o controle adaptativo preditivo. Com isso, podem ser estabelecidos níveis de hierarquia sobre as cargas, possibilitando a eliminação das multas por ultrapassagem de demanda ou baixo fator de potência. "A energia contratada em 138KV atende às unidades madeireira e de papel e embalagem. Para a geração das faturas separadamente, cada unidade corresponde a uma medição setorial, permitindo o rateio por unidade consumidora" diz Luciano Cachoeira – Engenheiro Eletricista da ADAMI.

Simples e inteligente !

 

REAJUSTES TARIFÁRIOS

Conforme previsto nos contratos de concessão das distribuidoras de energia, foram autorizados em 14 de abril de 2009 os reajustes das tarifas nos estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe.

O reajuste ocorre anualmente e varia de acordo com o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). Tem como base os últimos 12 meses que, junto com a cotação do dólar, definem os preços e o custo do contrato da energia fornecida pela Usina de Itaipu.

No Estado do Rio Grande do Sul, os valores entraram em vigor no dia 19 de abril de 2009. Temos 120 municípios que já sofreram um aumento médio de 13,84% pela distribuidora AES Sul. Os demais 254 abastecidos pela energia da RGE (Companhia Rio Grande de Energia) foram reajustados em 4,55%.

Já na região Nordeste do país, o reajuste das tarifas valerá a partir do dia 22 de abril. Os municípios do Ceará sofrerão o maior aumento da região, com 10,89% pela Coelce em 184 cidades, seguido do estado de Sergipe que sofreu um aumento médio de 9,39% em 63 municípios, depois o Rio Grande do Norte pela Cosern, com 6,01 em 167 municípios e finalmente a Coelba (Companhia de Eletricidade da Bahia), que reajustará as tarifas em 375 municípios com um índice médio de 5,58%.

Fonte: www.aneel.gov.br

PAC 4200

Contando com mais recursos em qualidade de energia a SIEMENS lança no mercado nacional o multimedidor SENTRON PAC4200.

O PAC4200 registra mais de 4000 eventos operacionais e cerca de 200 grandezas elétricas de medição. Registra oscilações harmônicas da 3ª até a 31ª para tensão e corrente, além de registrar o THD, tornando mais eficiente a instalação e com isso, reduzindo os custos com energia.

Além disso mantém a flexibilidade de comunicação do SENTRON PAC3200 tendo duas opções de protocolos de comunicação, o Profibus DP e o ModBus RTU, através de módulos Plug Play.

A escolha é sua !

 

ENERGIA ELÉTRICA x TEMPERATURA

Visando a obtenção de uma maior eficiência energética na climatização de ambientes, empresas dos mais variados segmentos buscam soluções que permitem a redução dos gastos energéticos. Isso geralmente se dá através de sistemas de supervisão e controle automático sobre as variáveis envolvidas nos processos.

No caso do segmento de hotelaria, 50% da energia é destinada aos sistemas HVAC de climatização, incluindo as áreas comuns e quartos. Dos outros 50%, 20% vai para a refrigeração de alimentos (principalmente as câmaras frias) e os 30% restantes para a iluminação e alimentação de equipamentos diversos.

Já para as empresas do segmento alimentício / frigorífico, temos 80% da energia destinada à refrigeração e os 20% restantes para a iluminação e equipamentos. Neste caso, podemos considerar relevante a atuação sobre as cargas dos processos como as bombas das torres de resfriamento e exaustores dos secadores, uma vez que é possível modularmos a potência desses equipamentos reduzindo consumo e demanda além de garantir a temperatura desejada para esses ambientes.

Para ser removido de futuros correios simplesmente responda indicando no assunto: REMOVER.
Todos os direitos reservados. Copyright 2004 © GESTAL


Receba nosso Boletim



Seguir


Salve em favoritos